Muitos motivos para doar!


O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) é uma instituição pública de excelência e referência, que atende milhares de pacientes por ano. Como hospital universitário ligado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), também atua no desenvolvimento de pesquisas científicas e na formação e especialização de profissionais, produzindo e compartilhando conhecimentos em benefício de toda a rede de saúde e da sociedade. Conheça mais sobre nosso trabalho clicando aqui.

No cenário dinâmico de um hospital de alta complexidade, sempre há oportunidades para ampliar e qualificar os serviços. Os recursos públicos nem sempre são suficientes para dar conta das demandas. Além disso, sendo uma empresa pública, o HCPA precisa passar por etapas legais para fazer a maioria das compras, o que impacta na velocidade das melhorias.

Por isso, as parcerias chegam sempre em boa hora, proporcionando investimento ágil nas demandas mais pontuais.

EM RESUMO:

Sua doação ajuda a salvar vidas hoje e também colabora para o futuro da saúde!


Milhares de pessoas

atendidas todos os anos


O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) atende milhares de pessoas todos os anos – em sua grande maioria, pacientes do Sistema Único de Saúde –, colocando uma ampla estrutura a serviço da população:


- Emergência de portas abertas 24 horas

- 638 leitos de internação

- Unidade de internação psiquiátrica

- Unidades especializadas no atendimento a crianças e bebês

- Centro Obstétrico

- 230 leitos de terapia intensiva

- 29 salas cirúrgicas

- 125 consultórios ambulatoriais

- Unidades de Radioterapia e Quimioterapia

- Centro de Atenção Psicossocial

- Unidade Básica de Saúde

- Banco de Sangue

- Centro de diagnóstico, com exames laboratoriais e de imagens



Alta Complexidade


O atendimento de alta complexidade é a marca do HCPA. Isso significa que contamos com infraestrutura, equipamentos, técnicas e profissionais altamente capacitados e especializados para atender os casos mais graves e também doenças raras. Por exemplo:


- transplantes

- assistência oncológica

- atendimento emergencial a vítimas de acidente vascular cerebral, síndromes coronarianas e dor abdominal aguda

- tratamento de dependentes de álcool e outras drogas

- atendimento a doenças genéticas e raras


Manter toda essa estrutura sempre atualizada é um desafio diário. E não dá para contar apenas com os recursos públicos para isso.



Enfrentamento da covid-19


Na pandemia de covid-19, o HCPA é o principal hospital de referência no Rio Grande do Sul para casos graves da doença, com milhares de atendimentos desde março de 2020. Você pode saber mais sobre nossas ações de enfrentamento da pandemia e número de atendimentos clicando aqui ou acessando nosso livro digital sobre o tema.


Nessa batalha, o cenário é dinâmico, as coisas mudam muito rapidamente, a demanda cresce, e nem sempre os suprimentos e equipamentos conseguem dar conta com a agilidade necessária. Até porque, sendo uma empresa pública, o HCPA precisa passar por etapas legais para fazer a maioria das compras, o que exige um tempo um pouco maior.


Por isso, sua doação chega sempre em boa hora, ajudando a dar conta da demanda assistencial de forma rápida e pontual, atendendo às necessidades do momento.



Conhecimento e expertise


Como hospital universitário ligado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o HCPA atua na formação e especialização de profissionais. Centenas de alunos de graduação e pós-graduação, residentes e estagiários encontram na instituição um cenário para a aprendizagem prática e o desenvolvimento de habilidades. Conhecimento e expertise que vão, depois, compartilhar no mercado, ocupando os mais diversos postos – e posições de liderança – em instituições locais, nacionais e internacionais.


O ambiente acadêmico também proporciona o desenvolvimento de pesquisas científicas, que geram novos conhecimentos e tecnologias em saúde. Os projetos desenvolvidos no HCPA são focados nos problemas de saúde prevalentes na população brasileira e na inovação, resultando em conhecimentos que ajudam a qualificar as políticas públicas e as práticas da rede de saúde como um todo.


No enfrentamento da pandemia, não tem sido diferente. Em parceria com a UFRGS, o HCPA está na linha de frente da produção de novos conhecimentos sobre a covid-19, com centenas de projetos em desenvolvimento. Saiba mais clicando aqui.


Assistência, ensino e pesquisa andam de mãos dadas no HCPA, atuando de forma complementar e integrada. Investir na infraestutura do hospital é qualificar todas essas frentes.



Futuro da saúde


No final de 2019, o HCPA concluiu a construção de dois prédios anexos, que ampliaram sua área física em quase 70%.


Na pandemia, parte da estrutura dos novos prédios foi adaptada emergencialmente para atender aos doentes graves de covid-19, fazendo toda a diferença para a saúde da população.


Outras áreas já foram ocupadas conforme o planejamento inicial. É o caso da nova recepção do Ambulatório, que criou um espaço acolhedor e humanizado para as cerca de 2 mil pessoas que consultam no hospital diariamente. Outro exemplo é o novo Centro de Material e Esterilização, o maior e mais moderno da América Latina, com equipamentos automatizados de última geração que aumentaram a velocidade e segurança na esterilização de materiais hospitalares.


Mas ainda vem muito mais pela frente. Os blocos B e C estão preparados para acomodar alguns serviços – por exemplo, a Emergência – com melhores condições de conforto e segurança para os pacientes. Além disso, está prevista a ampliação significativa da capacidade de atendimento de algumas áreas, como Bloco Cirúrgico, Hospital-Dia, Hemodiálise, Endoscopia e Hemodinâmica.


Nos novos blocos, queremos oferecer o que existe de mais moderno e resolutivo para cuidar da saúde da população.



Como retribuímos

Cada doação é recebida com carinho e gratidão pelo HCPA. Registramos o momento da entrega e o divulgamos neste hotsite e nas nossas redes sociais, que contam com um grande número de seguidores e elevado grau de engajamento, junto aos mais diversos segmentos da sociedade – e também aos colaboradores do Clínicas, que, por orgulho institucional e gratidão, atuam como multiplicadores das informações.


AS EMPRESAS TÊM MAIS UM MOTIVO PARA APOIAREM O HCPA:

A SOLIDEZ E CREDIBILIDADE DA NOSSA MARCA


Com 50 anos completados em 2021, o HCPA é uma instituição que desfruta de grande solidez e credibilidade. A eficácia de seu modelo de gestão é reconhecida em todo o país.

A atuação comprometida com resultados, socialmente responsável e transparente também confere à instituição respeitabilidade e reconhecimento junto à população.


Neste ano do nosso Jubileu de Ouro, as empresas que apoiarem projetos destinados a EQUIPAR o HCPA serão contempladas e divulgadas com o selo PARCEIRO DE OURO.